
Lissandro, para maioria Liss, é treinador de vôlei de praia.
Nascido no Brasil, conquistou, ao longo da carreira, reconhecimento internacional.
Iniciou sua trajetória como diretor técnico de vôlei de praia, em 2009, na FIPAV (Federazione Italiana Pallavolo), responsável pelo feminino seniores e juniores, onde construiu um projeto ousado para conquistar a classificação nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres.
Lissandro Carvalho liderou a Seleção Feminina Italiana de vôlei de praia, por quase dez anos, conquistando inúmeros títulos e resultados históricos.

Na categoria juniores, obteve 3 medalhas entre 2009 e 2011:
- Ouro Final Europeia Cev U20 (2010)
- Prata Final Europeia Cev U23 (2011)
- Prata Mundial de Sub-20 (2010)
Na categoria senior, criou um grupo de trabalho, formado por uma seleção de atletas da Serie A, com experiência no Voleibol Italiano Indoor, entre elas, Valéria Rosso, Lucia Bacchi, Greta Cicolari, Elisa Cella e jovens atletas promissoras, incluindo Marta Menegatti, Laura Giombini e Viktoria Orsi Toth.
Os primeiros resultados não demoraram a chegar, em outubro de 2010 ganhou a primeira medalha de prata histórica para a Itália, em uma turnê mundial com a dupla Menegatti-Rosso.


Posteriormente Marta Menegatti uniu-se a Greta Cicolari com quem, em três anos, alcançou o topo do campeonato mundial, conquistando 7 medalhas no World Tour, Medalha de Ouro na final européia em 2011 e a qualificação olímpica para Londres 2012, onde terminou em quinto lugar.

Em 2013, juntou Marta Menegatti com a jovem Viktoria Orsi Toth, atleta que cresceu em seu projeto nacional e no segundo torneio juntos chegaram a duas semifinais no Grand Slam em Moscou e no Grand Slam em São Paulo.
Menegatti e Orsi Toth rapidamente alcançaram o topo do campeonato mundial e conquistaram 5 medalhas no World Tour em dois anos e em 2015 receberam a primeira medalha de ouro histórica da Itália.



Em 2016, pela primeira vez na história, Menegatti-Orsi Toth ficaram em primeiro lugar, liderando o Ranking Mundial por 4 meses consecutivos conquistando a classificação olímpica para os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro 2016.

Nos anos em que dirigiu a modalidade na Itália, colocou 4 atletas no pódio do World Tour, Menegatti, Cicolari, Rosso e Orsi Toth. Essas duplas conquistaram um total de 28 medalhas internacionais, incluindo 15 no World Tour (7 Open e 7 Grand Slam), 1 Medalha de Ouro na Final do Campeonato Europeu, 4 medalhas nas Copas do Mundo e Finais Européias de Juventude, 5 Cev, 3 nos Jogos do Mediterrâneo e 4 Campeonatos Italianos.
Com nível olímpico, qualificou e liderou as duplas femininas nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e no Rio de Janeiro 2016, terminando em 5º e 9º lugar.



Em 2014, deixou a Itália por um ano para desempenhar o papel de Diretor Técnico do National Kazakhstan of Beach Volley.Em uma temporada, Mashkova-Tsimbalova conquistam a primeira medalha de ouro histórica do Cazaquistão no prestigiado torneio asiático, o Asian Beach Games.

Em 2017, foi contatado pela Federação Francesa de Voleibol, que o instruiu a fazer uma auditoria no setor de vôlei de praia francês e construir um projeto de 7 anos para os Jogos Olímpicos de 2024, onde a França pretende chegar com duplas competitivas.
Em 2018, foi nomeado chefe do projeto olímpico para Paris 2024 e treinador principal do setor de vôlei de praia.

Já no primeiro ano de trabalho, recebeu uma medalha de prata nos Jogos do Mediterrâneo em Tarragona 2018 e a primeira medalha de ouro histórica para o vôlei de praia feminino Francês no World Tour em Montpellier.
Em março de 2019, ganhou a primeira semifinal de um torneio de 3 * em Sydney, com o team masculino Krou-Rowlandson em seu quinto torneio juntos desde setembro de 2018.



FORMAÇÃO E TRABALHO
Antes de se ser instrutor profissional, estudou na Universidade de Ciência da Computação e foi contratado por uma importante empresa pública brasileira na qual trabalhou por 15 anos, tornando-se gerente do setor.
Caracteriza-se pelo seu espirito de liderança, capacidade de gerenciar grandes grupos de trabalho, projetar e tomar de decisões para a resolução de problemas.
Levou tais características, também para sua carreira como treinador, conseguindo excelentes resultados.

Durante seu mandato na Itália, além de qualificação como treinador de voleibol de praia, obteve a qualificação de 3º grau como treinador de voleibol, a mais alta qualificação do sistema italiano e prosseguiu os seus estudos na Universidade de Ciências Motoras.
No campo de treinamento, Lissandro Carvalho é contratado como professor nos cursos FIPAV para as qualificações de mestre e treinador de vôlei de praia e cursos de reciclagem.

Em 2014, foi chamado pelo Cev em uma reunião importante como instrutor especialista no treinamento de atletas de elite: http://www.fivb.org/en/BeachVolleyball/viewPressRelease.asp?No=50516&Language=en

Em 2016, levou a qualificação de coaching no treinamento esportivo para o curso da Universidade de Turim, realizada por Giuseppe Vercelli, psicólogo do esporte oficial de Coni e Juventus.
Em 2018 obteve as certificações em Psicologia de esportes de alto rendimento e em Psicologia do Esporte para o desenvolvimento de atletas no Centro de Inovação da Barça, dos cursos universitários organizados pelo FC Barcelona.

